PROMOVENDO IGUALDADE NA EDUCAÇÃO - INCLUSÃO ESCOLAR E DIRETRIZES FUTURAS

Autores

  • FÁBIO ALEXNDRINI IFC RIO DO SUL
  • Edenilson Brandl Unidavi

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Igualdade Educacional, Políticas Educacionais

Resumo

Este artigo explora a interseção entre inclusão escolar e igualdade educacional com base em uma revisão sistemática de estudos relevantes. Os resultados destacam a influência transformadora da inclusão escolar na promoção da igualdade na educação. Através de acesso equitativo, desenvolvimento de habilidades sociais e impacto positivo nas experiências dos alunos, a inclusão é identificada como uma ferramenta poderosa. No entanto, desafios como a implementação efetiva, variação na qualidade e barreiras sociais e culturais são reconhecidos.

As recomendações para pesquisas futuras abrangem a necessidade de estudos longitudinais, análises aprofundadas das barreiras sociais e culturais, e avaliações contínuas de políticas de inclusão. As recomendações para políticas educacionais ressaltam a importância de políticas inclusivas, formação de professores, apoio individualizado e promoção ativa da diversidade.

Em última análise, este artigo enfatiza a inclusão escolar como um caminho vital na busca pela igualdade na educação. Através da pesquisa contínua, políticas eficazes e colaboração, busca-se tornar a inclusão escolar acessível a todos os alunos, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e inclusiva.

 

Biografia do Autor

Edenilson Brandl, Unidavi

Terapeuta Cognitivo-Comportamental, Autor, Mestrando em Genética, Especialista em Inteligência de Negócios e Gerenciamento de Projetos, Bacharel em Engenharia de Produção, Licenciatura em Pedagogia.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

ALEXNDRINI, F., & Brandl, E. . (2023). PROMOVENDO IGUALDADE NA EDUCAÇÃO - INCLUSÃO ESCOLAR E DIRETRIZES FUTURAS. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 11(1). Recuperado de http://dalfovo.com/ojs/index.php/reis/article/view/448

Edição

Seção

Artigos