UM TOQUE DE AMOR AO CORPO MORTO O SENTIDO E O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA TANATOPRAXISTAS E NECROMAQUIADORES

Autores

Palavras-chave:

TTrabalhador. Morte. Cemitério.

Resumo

O tanatopraxista e o necromaquiador são considerados agentes funerários, cujas atribuições estão relacionadas à preparação dos cadáveres com o objetivo de retardar os efeitos da putrefação e tornar o mais agradável possível a estética do corpo morto. O objetivo deste estudo é investigar o sentido e o significado do processo de trabalho para tanatopraxistas e necromaquiadores. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativa, que foi realizada com treze tanatopraxistas A partir dos discursos dos participantes foi possível construir cinco categorias temáticas, a saber: 1) Percepção da morte; 2) Percepção do ser-tanatopraxista; 3) Emocionando-se com a profissão; 4) Dificuldades laborais e 5) Aprendendo com a profissão. A partir da análise dos dados, evidenciou-se que os tanatopraxistas e necromaquiadores atribuem sentido e significado ao seu trabalho, mesmo diante de experiências de sofrimento, discriminação e estigma, o que é possível por meio de estratégias defensivas e respeito aos mortos e aos vivos. Esse processo possibilita que se mantenham engajados e sintam-se reconhecidos, aspecto fundamental para a saúde mental. O estudo é relevante, uma vez que trouxe à tona o processo de trabalho, vivências e dificuldades de tanatopraxistas e necromaquiadores, a fim de que possam ser desmistificados muitos preconceitos socialmente construídos.

Biografia do Autor

Dra., Universidade Federal de Campina Grande

Psicóloga. Especialista em Psicologia Hospitalar. Enfermeira. Especialista em Cuidados Paliativos. Tanatóloga. Doula da Morte. Mestre e Doutora em Saúde e em Enfermagem. Professora Associada I da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CES). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidados Paliativos (NECUP).

Sra., Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira.

Sra., AmorTser

Enfermeira. Doula da Morte. Especialista em Geriatria e Gerontologia. Especialista em Cuidados Paliativos. Diretora-fundadora da empresa AmorTser.

Dr., Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeiro. Mestre e Doutor em Saúde Coletiva. Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CES).

Dra., Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira. Formada em Terapia Comunitária. Mestre e Doutora em Saúde e em Enfermagem. Professora Associada da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Dr., Universidade Federal de Campina Grande

Médico Psiquiatra. Doutor em Sociologia. Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Agra, G., Casado Freires da Silva, J. E. ., Barbieri Santana, T., Marques Nunes, E., Mendonça Saraiva Nagashima, A., & de Oliveira Gaudêncio, E. (2023). UM TOQUE DE AMOR AO CORPO MORTO O SENTIDO E O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA TANATOPRAXISTAS E NECROMAQUIADORES. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 11(1). Recuperado de http://dalfovo.com/ojs/index.php/reis/article/view/423

Edição

Seção

Artigos