INDICADORES DE MANUTENÇÃO DA INDÚSTRIA CERÂMICA

Autores

  • priscila correa Unisul
  • Enir Jorge Camargo

Palavras-chave:

Monitoramento, qualidade de manutenção, confiabilidade

Resumo

Este artigo visa descrever a relação entre confiabilidade na manutenção e a disponibilidade de equipamentos, pontuando exemplos práticos por meio de dados obtidos em uma indústria cerâmica.
Face ao exposto, definiu-se como objetivo obter dados da máquina VTS 29 do ramo cerâmico e através deles quantificá-los por meio de indicadores de manutenção. Nesse sentido, foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos publicados nas bases de dados nacionais, bem como uma pesquisa de campo na empresa Portobello S.A, onde obteve-se dados necessários para a elaboração deste estudo. Por meio das leituras e análises feitas, foi possível compreender que desde o advento das máquinas após a primeira revolução industrial no século XVIII dedica-se a estudar formas eficientes de organizar o processo de uma fábrica onde o grande objetivo é alcançar alta produtividade. Em virtude dos fatos mencionados, conclui-se que os dados obtidos por meio da pesquisa, possibilitaram o entendimento da confiabilidade e da disponibilidade da VTS 29, onde evidenciou-se que a manutenção realizada pela empresa no ano de 2020 contribuiu para a diminuição dos reparos no ano de 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

correa, priscila, & Jorge Camargo, E. . (2022). INDICADORES DE MANUTENÇÃO DA INDÚSTRIA CERÂMICA. REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 10(1). Recuperado de http://dalfovo.com/ojs/index.php/reis/article/view/387

Edição

Seção

Artigos