OBTENÇÃO DE ESTRUTURAS EM CONCRETO LEVE PELA ADIÇÃO DE POLIPROPILENO (PP)

Autores

  • Priscila Marques Correa Unisul

Palavras-chave:

Polímero, Polipropileno, compósito

Resumo

O concreto leve é hoje uma das possibilidades no tratamento de resíduos de polímeros, principalmente de origem doméstica. Neste intuito, se optou pelo uso do PP neste trabalho pelo seu grande volume em embalagens de produtos alimentares e utensílios domésticos. Para tanto se optou pela utilização de 3 (três) padrões de mistura, contendo 20, 40 e 60% de PP e tempos de cura de 7 (sete) e 21 (vinte e um) dias. Todos os corpos de prova foram ensaios em compressão, utilizando corpos de prova do tipo cilíndricos. Os resultados mostraram que a adição do PP na massa do concreto acarretou uma grande redução das suas características mecânicas, ficando muito abaixo do referência. Novos estudos ainda devem ser feitos, principalmente no intuito de avaliar as propriedades térmicas e acústicas para este tipo de material e assim permitindo a sua utilização em produto comercial.

Biografia do Autor

Priscila Marques Correa, Unisul

Possui graduação em Engenharia de Materiais pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) (2014), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (2020) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora de graduação dos cursos de engenharia mecânica e engenharia civil - Unisul- Itajaí, professora de pós graduação em engenharia (EAD) - UNIFIN e Professora substituta do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Coordenadora dos cursos de Engenharia da Unisul de Itajaí.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Marques Correa, P. (2022). OBTENÇÃO DE ESTRUTURAS EM CONCRETO LEVE PELA ADIÇÃO DE POLIPROPILENO (PP) . REVISTA DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNISOCIESC, 10(1). Recuperado de http://dalfovo.com/ojs/index.php/reis/article/view/385

Edição

Seção

Artigos